Marina Silva descarta candidatura à presidência em 2026

Ministra do Meio Ambiente afirma que foco é a defesa da democracia e novas lideranças

Foto: Divulgação/Governo Federal

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que não pretende disputar a presidência da República em 2026. O anúncio foi feito na noite de segunda-feira (10), durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.

“Não serei mais candidata à presidência da República. Não me coloco nesse lugar. Fui convencida a ser candidata a deputada federal. Obviamente que eu sempre vejo a política como um processo dinâmico. Hoje, quero continuar ajudando esse projeto da frente ampla, de defesa da democracia, para que ele continue vitorioso”, declarou.

Aos 67 anos, Marina destacou que seu foco está na preservação da democracia e na formação de novas lideranças. Segundo ela, sua permanência ou afastamento da política dependerá do que for mais benéfico para esse objetivo.

“A pergunta que eu me faço é a seguinte: onde é que eu mantenho a prole viva? A prole é no sentido da democracia. Se para ela ficar viva eu tenho que estar na cena política, eu vou estar lá. Se para ela ficar viva eu tenho que me ausentar da cena política, eu vou me ausentar”, afirmou.

Marina Silva disputou a presidência três vezes, em 2010 e 2014, quando obteve cerca de 20% dos votos, e em 2018, quando recebeu 1% dos votos válidos.

google news