Militares da FAB são presos por tráfico de drogas em operação no Amazonas

Aeronaves militares eram usadas para transporte ilícito; FAB colabora com investigação

Foto: Divulgação/PCAM

Três militares da ativa da Força Aérea Brasileira (FAB) foram presos na última segunda-feira (3) durante a operação “Queda do Céu”, da Polícia Civil do Amazonas (PCAM). A ação desmantelou um esquema de tráfico de drogas que utilizava aeronaves militares para transportar entorpecentes.

Os detidos foram identificados como Alexssander Gamas de Seixas, de 22 anos, Dinei Ferreira Viana, de 25 anos, e Anderson Jovani Aguiar Castrillo, também de 25 anos. Segundo a PCAM, o trio facilitava o envio de drogas de São Gabriel da Cachoeira, na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Venezuela, para Manaus.

A delegada Grace Jardim revelou que mulheres, incluindo grávidas, eram frequentemente recrutadas para transportar o material ilícito nos voos da FAB.

Os militares, que ingressaram na FAB em 2021, recebiam um salário de R$ 2.647,50. A defesa dos acusados informou que ainda não teve acesso aos autos da investigação.

A operação cumpriu cinco mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão.

Em nota, a FAB confirmou que está colaborando com as autoridades responsáveis. “O Comando da Aeronáutica reitera que não compactua com condutas que não estão de acordo com os valores, a dedicação e o trabalho do efetivo em prol do cumprimento de sua missão institucional”, declarou.

google news