A bebê que foi diagnosticada com coronavírus na maternidade do Hospital Português em Salvador morreu na madrugada deste domingo (3). A informação foi confirmada pela unidade de saúde privada da capital baiana.
Ela tinha quase quatro meses e estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do hospital já que havia nascido com um problema congênito cardiopulmonar que evoluiu para complicações respiratórias e já utilizava ventilação mecânica para sobreviver. Informações de familiares é de que o enterro foi realizado na tarde deste domingo.
De acordo com a unidade de saúde, 25 profissionais foram afastados do hospital. Quando informaram sobre o teste positivo da bebê, o hospital disse que o caso dela foi pontual na maternidade. Por causa da confirmação, a unidade está fazendo testes de diagnóstico do coronavírus em toda as pessoas com acesso à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal: recém-nascidos, pais de pacientes recém-nascidos e todos os colaboradores.
O hospital detalhou ainda que, dos 25 profissionais afastados, 14 já tiveram confirmação da doença e outros 11 ainda estão em suspeita, aguardando resultado de exame. Até sábado (2), o Hospital Português tinha registrado 66 casos confirmados de pacientes com a Covid-19. Destes, 47 já tiveram alta hospitalar.
Ainda em nota, o Hospital Português disse que não existe um surto de coronavírus na maternidade, e destacou que segue protocolos rigorosos na rotina de assistência materno-fetal para proteger recém-nascidos, pais e equipes assistenciais.
Na Bahia,até a noite deste domingo, o número de pacientes infectados com coronavírus passava de 3,5 mil, com mais de 120 mortes.(G1)