O ator britânico Peter Mayhew, famoso por viver Chewbacca nos filmes de Star Wars, morreu nesta terça-feira (30). Ele tinha 74 anos. Ele deixa a mulher, Angie, e três filhos.
Segundo publicação em sua conta no Twitter, ele estava em sua casa no Texas, nos Estados Unidos, acompanhado pela família quando faleceu. O funeral para amigos e família será realizado no dia 29 de junho. A cerimônia para fãs acontecerá no começo de dezembro, em Los Angeles.
Nascido na Inglaterra, em 1944, Peter começou sua carreira como ator em Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977), como Chewbacca, amigo do contrabandista Han Solo (Harrison Ford). Sua estatura, 2,18m, o fez perfeito para o papel. Mayhew voltou ao personagem em outros dois filmes da trilogia original e também em Star Wars: Episódio III – A Vingança Dos Sith e Star Wars: O Despertar Da Força.
Ele tinha passado por uma cirurgia na espinha em julho de 2018 para aumentar sua mobilidade, debilitada por conta da estatura e idade. “Ele lutou contra a sua condição em uma cadeira de rodas para ficar em pé e interpretar Chewbacca mais uma vez em Star Wars: O despertar da Força”, diz o comunicado, sobre sua última atuação como o personagem.
“Ele colocava seu coração e alma no papel de Chewbacca e isso aparecia em cada cena dos filmes, desde sua corrida batendo os joelhos, ao atirar a besta de quadril, seus brilhantes olhos azuis, até cada movimento sutil de sua cabeça e boca. Mas, para ele, a família de Star Wars significava muito mais que um papel em um filme”, diz o comunicado.
Ele ajudou a treinar o finlandês Joonas Suotamo, que interpretou o Wookie em dois filmes da franquia e estará também em Star Wars: A Ascensão Skywalker, que chega em dezembro deste ano.
A família pede, ao invés de flores, doações à fundação Peter Mayhew, fundada pelo ator para ajudar pessoas em situações de doença, dor, sofrimento e para aliviar o custo financeiro causado pelos eventos traumáticos da vida. Sua esposa passará a ser responsável por cuidar da organização.
Por Daniel Reininger / Cine Click