MP-BA recomenda controle rigoroso no uso de veículos da Câmara de Irecê

Promotoria orienta identificação dos carros, uso exclusivo para serviço público e monitoramento por GPS

Foto: Reprodução

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou à Câmara Municipal de Irecê a adoção de medidas para garantir o uso adequado de 17 veículos locados pelo Legislativo da cidade.

A recomendação foi assinada pela promotora de Justiça Edna Márcia Souza Barreto de Oliveira no último dia 12 e reforça que veículos públicos — próprios ou alugados — devem ser utilizados exclusivamente para atividades de interesse público.

Segundo o MP-BA, o uso indevido para fins particulares, políticos ou quaisquer atividades fora da função institucional pode configurar ato de improbidade administrativa e gerar prejuízo aos cofres públicos.

🚗 Medidas para maior controle e transparência

Entre as orientações, o órgão destaca que todos os veículos devem ser identificados de forma visível, com adesivos indicando que estão a serviço da Câmara Municipal.

Também foi recomendada a criação de um canal direto com a população, como telefone da Ouvidoria ou QR Code, para facilitar denúncias e fiscalização.

Outra medida importante é a implantação de um controle diário de uso dos veículos, incluindo:

  • Nome do condutor
  • Horários de saída e chegada
  • Quilometragem
  • Destino
  • Finalidade da viagem

O objetivo é garantir mais transparência na utilização dos automóveis públicos.

📍 Recolhimento e monitoramento

O MP-BA ainda orientou que os veículos sejam recolhidos ao final do expediente em local oficial da Câmara, proibindo que fiquem em residências de vereadores, servidores ou terceiros — exceto em casos devidamente autorizados.

Além disso, a empresa responsável pela locação deverá disponibilizar acesso em tempo real ao sistema de rastreamento por GPS, permitindo o acompanhamento e auditoria dos trajetos.

As medidas buscam fortalecer o controle do patrimônio público e evitar irregularidades na administração municipal.

google news
senac