O município de Presidente Tancredo Neves, localizado na região sul da Bahia, pode ter as festas de São João canceladas. Essa foi a orientação do Ministério Público Estadual (MP-BA), nesta terça-feira (15). Os festejos juninos da cidade estavam previstos para ter início a partir do próximo dia 23.
No texto, o promotor de Justiça Gustavo Fonseca Vieira lembrou que a cidade foi atingida pelas fortes chuvas este ano e recebeu repasses emergenciais no período. “Os repasses emergenciais dispendidos à Municipalidade para que lidasse com os danos causados pela tragédia são superados pelos valores aplicados em um único evento festivo, a se realizar em uma cidade com 27.187 habitantes, que experimenta deficiências de várias ordens em diversos setores de necessidade primeira, principalmente relacionadas à saúde e educação”, afirmou Gustavo.
Ainda conforme o promotor, os valores previstos para a execução da festa (R$ 2,9 milhões) superam os investimentos com recursos próprios em saúde nos primeiros quatro meses de 2022 (R$ 2,2 milhões) e representam 3,3% de toda a receita municipal prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA) para este ano. (BN)