MPT aponta falhas em unidades de saúde de Santo Antônio de Jesus

-
Foto: Divulgação

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia informou que convocará a prefeitura de Santo Antônio de Jesus nos próximos dias para propor a correção de falhas de segurança do trabalho em unidades municipais de saúde.

O relatório está em fase de conclusão por peritos do órgão e membros do Comitê de Enfermagem para Enfrentamento da Covid-19, após inspeção feita no dia 22 de julho em uma unidade básica de saúde, três unidades de saúde da família e uma UPA.

O MPT tem a expectativa de fechar um termo de ajuste de conduta com o município para interromper a exposição de profissionais.

A procuradora Juliana Corbal afirmou que não há um padrão adequado de proteção e serviços aos trabalhadores. “Visitamos cinco unidades e ainda estou aguardando os relatórios do comitê, mas, de um ponto de vista mais geral, foram feitas visitas com o objetivo de verificar as condições de trabalho dos profissionais de saúde. Verificamos também os protocolos relacionados com o atendimento dos pacientes com sintomas respiratórios, a implementação do plano de contingência e o fornecimento dos equipamentos de proteção. Além disso, realizamos a identificação e o monitoramento dos trabalhadores confirmados com a Covid-19 nas unidades”, disse a procuradora. (A Tarde)