Últimas Notícias sobre NATUREZA
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia retirou, até esta terça-feira (29), cerca de 40 toneladas de óleo das praias de Lauro de Freitas e do litoral norte. As equipes atuam nos locais desde o dia 14 de outubro, quando as manchas começaram a aparecer na região.
Pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) emitiram uma declaração solicitando ao governo que seja decretado estado de emergência em saúde pública no Brasil.
O governo brasileiro notificou 11 países cobrando esclarecimentos sobre 30 navios mapeados dentro da investigação sobre a origem do vazamento de óleo que atingiu diversas praias do Nordeste. A informação foi anunciada pelo coordenador de operações navais da Marinha, almirante de esquadra Leonardo Puntel, neste sábado (26).
O comandante de Operações Navais da Marinha, Leonardo Puntel, afirmou ontem (26) que não há mais manchas de óleo nas praias do Nordeste, apenas “pelotas” residuais. Além disso, o governo decidiu transferir para o Ministério da Defesa, em Brasília, a sede da estrutura de monitoramento da situação, que estava concentrada no Nordeste.
Novas manchas de óleo atingiram a praia de Porto de Sauípe, no município de Entre Rios, no litoral da Bahia. Informações iniciais apontam que as novas manchas foram notadas neste sábado (26). A informação é da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) e do Instituto do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). O estado está em situação de emergência.
O presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, disse neste sábado (26) que as praias do Nordeste já tiveram o óleo recolhido e estão em condições para banho.
“Ele tem personalidade forte e é muito teimoso.” Foi assim que a comerciante Ivaneide Maria Oliveira definiu a personalidade do filho, Everton Miguel dos Anjos, de 13 anos. Na segunda-feira, 21, feriado em Pernambuco, o jovem não pensou duas vezes antes de se jogar no mar para retirar o óleo que se espalhava pela praia. Após ser fotografado coberto com o material negro e viscoso, a imagem repercutiu nas redes sociais.
O grupo de voluntários “Guardiões do Litoral” convoca, por meio das redes sociais, uma manifestação para a tarde hoje (26) a fim de cobrar ações efetivas contra o avanço das manchas de óleo pelo litoral do Nordeste. O ato será no Farol da Barra, em Salvador, às 16h.
A Praia do Norte, em Ilhéus, no sul da Bahia, foi contaminada com as manchas de óleo que atingem o litoral nordestino, de acordo com o G1. O material foi localizado hoje (25) e, com isso, subiu para 14 o número de municípios baianos contaminados.
Nesta quinta-feira (24), em Morro de São Paulo, no município de Cairu, a Quarta Praia apresentou novos registros das manchas de óleo que vem atingindo o litoral nordestino nos últimos meses. De acordo com a prefeitura, um pequeno volume de mancha apareceu na manhã desta quinta na localidade.











