20.8 C
Santo Antônio de Jesus
sexta-feira, 05 junho , 2020.
Início NATUREZA

NATUREZA

Cinco toneladas de óleo são recolhidas na praia de Itacimirim neste final de semana

Foto: Divulgação/Marinha do Brasil
As manchas de óleo que ainda estavam presas nas pedras e na areia na praia de Itacimirim, em Camaçari, no litoral norte da Bahia, foram retiradas. No domingo (08), cerca de cinco toneladas do produto foram recolhidas do local, conforme informações do grupo “Guardiões do litoral”.

Mulheres na BA criam primeiro absorvente biodegradável do Brasil: ‘O normal demora até 500 anos para decompor’

Hellen Nzinga lidou com o empreendedorismo desde a infância — Foto: Arquivo Pessoal
A publicitária baiana Hellen Nzinga, de 24 anos, conheceu outras duas mulheres em um programa gratuito de formação de lideranças e criou a EcoCiclo, que criou o primeiro absorvente biodegradável do Brasil. A ideia do grupo é desenvolver um produto mais barato que o tradicional, com decomposição na natureza mais rápida e que traga mais benefícios à saúde das usuárias.

Brasil registrou aumento das queimadas em todos os seis biomas em 2019

Foto: Victor Moriyama/Getty Images
As imagens da floresta Amazônica em chamas correram o mundo no ano passado e provocaram imensa comoção – e até uma crise diplomática entre o Brasil e países ricos –, mas a região não foi a única a sofrer com os incêndios no país.

Embrapa desenvolve sensor que avalia grau de maturação de frutas

Foto: © Divulgação/Embrapa
Pesquisadores da Embrapa Instrumentação desenvolveram um sensor de baixo custo para monitorar o grau de maturação de frutas. O dispositivo é chamado de Yva (fruta, em tupi guarani) e será apresentado publicamente, pela primeira vez, na Anufood Brazil, feira internacional do setor de alimentos e bebidas. O evento será realizado a partir da próxima segunda-feira (9), em São Paulo.

Bombeiros resgatam sucuri de 7 metros e 110 kg em Porto Seguro

Bombeiros resgatam sucuri de 7 metros e 110 kg em Porto Seguro, sul da Bahia — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiro
Equipes do Corpo de Bombeiros resgataram uma cobra da espécie sucuri, com sete metros de comprimento e cerca de 110 kg na cidade de Porto Seguro, no sul da Bahia.

Mais um tartaruga é encontrada morta em Ilhéus, no sul da Bahia

Tartaruga adulta da espécie oliva é encontrada morta em praia de Ilhéus, no sul da Bahia — Foto: Projeto (A)mar
Uma tartaruga foi encontrada morta na praia Mar e Sol, em Ilhéus, cidade do sul da Bahia, nesta segunda-feira (17). As informações são do Projeto (A)mar. Com esse caso, o número de animais marinhos mortos na cidade ultrapassa 30 casos. [ Veja histórico no final da matéria]

Baleia é encontrada morta em praia de Alcobaça, no sul da Bahia

Baleia foi encontrada morta em praia de Alcobaça, cidade do sul da Bahia, na tarde de segunda-feira (10). — Foto: Reprodução / TV Bahia
Uma baleia foi encontrada morta em uma praia de Alcobaça, cidade do sul da Bahia, na tarde de segunda-feira (10).

Crimes ambientais da mineração poderão ser classificados como imprescritíveis

Foto: Reprodução
A Comissão de Meio Ambiente (CMA) poderá votar, em reunião marcada para terça-feira (11), o projeto de lei que torna imprescritíveis os crimes ambientais decorrentes da atividade de lavra mineral. O PL 643/2019, do senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), será analisado na forma de substitutivo do relator, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Bahia lidera produção de energia limpa no País

A Bahia tem 165 parques eólicos em operação, com capacidade instalada de 4GW e mais de 1.340 aerogeradores (Divulgação)
No ano passado, a Bahia liderou a produção de energia limpa no Brasil, respondendo por mais de 30% do total da produção por fonte eólica(ventos) e solar. Na verdade, a geração de energia por meio dos ventos alcançou 31,8% e a fotovoltaica (solar) respondeu por 33,7% dessa produção. A geração dessa energia renovável reduziu o risco de crise no setor energético no País, afastando para bem longe o risco de apagões como os que ocorreram em 2011 e 2018.

Governo oficializa criação de mais sete reservas particulares do patrimônio natural

Foto: Divulgação
O secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira e a diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Telles, assinaram, na manhã desta terça-feira (4), o termo de compromisso para criação de mais sete Reservas Particulares do Patrimônio Nacional (RPPNs) na Bahia.

NOSSAS REDES

10,180FãsCurtir
44,692SeguidoresSeguir
1,671SeguidoresSeguir
4,210InscritosInscrever

AS MAIS LIDAS

SAJ: Dr. Christian admite áudio vazado por ‘pessoa desonesta’ e garante que Dr. Euvaldo...

Pré-candidato a prefeito de Santo Antônio de Jesus, Dr. Christian Ferraz / Foto: Voz da Bahia
Na manhã desta quarta-feira (03/05), o médico e pré-candidato a prefeito de Santo Antônio de Jesus, Dr. Christian Ferraz (PP), admitiu que áudio vazado no WhatsApp no último domingo (31/05) contendo várias denúncias foi de sua autoria e que de maneira desleal foi tornado público.

Tamara Angel nega namoro com Roberto Carlos

Tamara Angel nega namoro com Roberto Carlos - Reprodução/Instagram

O nome de Tamara Angel esteve entre os mais citados da semana. Recentemente, Dudu Braga, filho de Roberto Carlos, comentou que o pai estava novamente com o coração preenchido. E eis que Tamara foi apontada como novo amor do Rei no programa "A Tarde é Sua" (reveja aqui).

Atônitos pelo assassinato de um homem negro por policiais, pastores reagem à injustiça

Foto: Reprodução
A ação de um grupo de policiais terminou na morte de um homem nos Estados Unidos e a barbárie, filmada, percorreu todo o mundo, causando enorme comoção. A cena triste do asfixiamento de George Floyd, 46 anos, depois de ter sido imobilizado, motivou manifestações de pesar e repúdio por parte de lideranças cristãs.

Recomendações para ficar em casa tem aumentado sedentarismo e riscos de problemas cardiovasculares

Foto: Reprodução/Pixabay
O isolamento social e as recomendações para que a população fique em casa tem tido efeitos no aumento do sedentarismo. A falta de exercícios e movimentação do corpo pode influenciar na deterioração da saúde cardiovascular mesmo em curtos períodos de tempo, de acordo com reportagem do Estadão.

INSTAGRAM