Últimas Notícias sobre NATUREZA

Funcionários da Funai (Fundação Nacional do Índio) informaram que farão greve na próxima quinta-feira (23). O “Ato Nacional de Greve” ocorrerá a partir das 10h em todas as unidades da fundação nos Estados e no Distrito Federal.

Foto: Agência Brasil

A floresta amazônica perdeu 3.360 km² nos cinco primeiros meses de 2022, maior valor registrado para o período em 15 anos de monitoramento. A área corresponde a cerca de 2.000 campos de futebol de mata nativa desmatados por dia. Os dados são do SAD (Sistema de Alerta de Desmatamento) do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia).

Um levantamento realizado pelo Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG) indica que no ano de 2019, dos 10 municípios brasileiros que mais emitem gases do efeito estufa, os causadores do aquecimento global, oito estão na Amazônia. Destes, cinco estão no estado do Pará.

Foto: Funai/reprodução Instagram

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos cobrou nesta sexta-feira (10) que o governo brasileiro redobre os esforços para encontrar o indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Philips.

Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (8) um levantamento indicando que a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas deve fechar o ano de 2022 com um volume recorde de 263 milhões de toneladas.

O desmatamento aumentou 54% em apenas um ano na Bahia. O dado é da Fundação SOS Mata Atlântica. Segundo a organização, as cidades que mais desmataram entre maio de 2020 e maio de 2021 foram Encruzilhada, Vitória da Conquista e Itapetinga, no Sudoeste, e Feira de Santana, no Portal do Sertão. Imagens de satélites flagraram a ação predatória.

Foto: Reprodução Redes Sociais

Moradores de Mucuri, no extremo sul da Bahia, foram surpreendidos na noite da última terça-feira (17) por uma chuva de granizo. O fenômeno destruiu telhados, árvores caíram e quedas de energia foram registradas em algumas regiões do município. Os moradores também relataram raios e trovões.

Foto: Betina Carcuchinski/ Fotos Públicas

Após a queda brusca de temperatura em diversas regiões do Brasil, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (18), um alerta de riscos à saúde. Segundo informações da Agência Brasil, ao todo 11 estados e o Distrito Federal estão incluídos na zona de perigo.

Lua de sangue — Foto: Giphy

O eclipse iniciou às 23h27 (no horário de Brasília), quando o disco da Lua começou a escurecer.

Um eclipse solar é observado em Coquimbo, Chile, em 2 de julho de 2019

Um eclipse lunar “triplamente especial” enfeitará o céu de todo o Brasil hoje, a partir das 23h27, avançando pelo início da madrugada. O fenômeno atingirá seu ápice, à 1h11, quando o satélite natural apresentará a tonalidade avermelhada que deu, a ele, o nome de “Lua de Sangue”.

Close