Um servidor aposentado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) da cidade de Nazaré foi preso na manhã desta segunda-feira (16) durante a Operação Pinel II (relembre aqui) deflagrada pela Força-Tarefa Previdenciária e Trabalhista com participação da Polícia Federal.
Segundo informações da polícia, o ex-servidor fazia parte de uma quadrilha que foi desarticulada na primeira fase dessa operação (Operação Pinel – julho de 2019), especializada em fraudar benefícios por incapacidade e benefícios assistenciais de BPC/Loas.
O servidor estava aposentado desde junho deste ano, mas, segundo a policia, as investigações comprovaram que quando foi gerente da Agencia da Previdência Social de Nazaré das Farinhas, o mesmo realizava remarcações e transferências de perícias médicas para peritos médicos integrantes da quadrilha. O objetivo era prorrogar o pagamento de benefícios sem fazer, de fato, a devida perícia médica.
Ainda segundo a polícia, o envolvido responderá por diversos crimes, entre eles de integrar organização criminosa, estelionato, inserção de dados falsos em sistema de informações, além de corrupção ativa e passiva. Se somadas, as penas podem chegar a mais de 50 anos de prisão.
A quadrilha atuava desde 2012 e era formada por, pelo menos, 11 intermediários, entre os quais 3 vigilantes terceirizados do INSS da Agência de Nazaré e um servidor ocupante do cargo de perito médico federal.
O prejuízo apurado na primeira fase está estimado em R$ 98 milhões, com a análise do material apreendido e o encerramento da investigação. A ação de hoje contou com a participação de três policiais federais.