A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) foi recentemente implantada em seis Pontos SAC no interior da Bahia, incluindo Vera Cruz. Essa ampliação na Rede SAC começou na quinta-feira (26) e, a partir de segunda (30), também será disponibilizada em Amargosa, Cruz das Almas, Itaberaba e Santa Inês.
O atendimento para a emissão da CIN é realizado exclusivamente através de agendamento prévio, que pode ser feito pelo aplicativo ou no portal ba.gov.br, além do call center (71) 4020-5353 para ligações de celular ou 0800 071 5353 para ligações de fixo. Durante o período de implantação, a emissão do antigo RG foi suspensa: de 23 a 25 em Guarajuba e Vera Cruz; e de 24 a 27 em Amargosa, Cruz das Almas, Itaberaba e Santa Inês. No entanto, aqueles que já solicitaram o documento podem retirá-lo sem agendamento, apresentando o protocolo.
A CIN, gerida pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb), é gratuita para a primeira via e utilizará o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para a emissão, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original), e, se a certidão for plastificada, uma cópia também deve ser apresentada.
Outro diferencial da CIN é a possibilidade de incluir diversos documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, informações sobre condições de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual, também podem ser registradas, assim como dados sobre tipo sanguíneo, fator RH e a opção de doação de órgãos.
Com essa iniciativa, a Bahia avança na modernização dos documentos de identidade, facilitando o acesso a informações importantes e serviços essenciais.