Para montar um cardápio saudável e balanceado em termos nutricionais, é muito importante incluir alimentos variados – em especial, vegetais de diferentes tipos, que fornecem as vitaminas, minerais, fibras e nutrientes mais importantes. Para conseguir identificar melhor as diferenças entre os alimentos, foi criada uma classificação das hortaliças, separando-as em grupos A, B ou C, de acordo com a quantidade de energia que cada uma fornece. Para explicar melhor o assunto, nós preparamos uma matéria falando mais sobre os vegetais B, suas características e benefícios. Confira!
Vegetais B contêm cerca de 10% de carboidratos em sua composição
O grupo dos vegetais B se diferencia por um um ponto específico: suas hortaliças, de uma forma geral, contêm cerca de 10% de carboidratos em sua composição. Ou seja, eles funcionam como boa fonte de energia e, por isso, o recomendado é comer uma quantidade média diária de 100 g desses alimentos. Vale destacar, no entanto, que é importante consultar um nutricionista para montar a dieta de forma mais correta (com uma variedade maior de alimentos). Os vegetais do grupo A, por sua vez, possuem apenas 5% de carboidratos, enquanto os do grupo C apresentam 20% ou mais do mesmo nutriente em sua composição.
Grupo de vegetais B é formado principalmente por raízes, tubérculos e frutos
Formado basicamente por raízes, tubérculos e frutos, o grupo de vegetais B é considerado um dos mais importantes para a dieta – afinal, além de terem uma boa quantidade de carboidratos, eles costumam ter alto teor de fibras, antioxidantes e também fornecem minerais e vitaminas importantes (como vitamina C e ferro), que não podem faltar na alimentação.
Lista das principais hortaliças B
– Cenoura
– Beterraba
– Chuchu
– Abóbora
– Vagem
– Quiabo
– Ervilha verde
– Algumas plantas medicinais, como a calabura, bardana, jurubeba e fava.
É importante consumir vegetais B no dia a dia?
Todos os grupos de vegetais (A, B ou C) são fundamentais para a alimentação diária. Afinal, apesar de serem separados pela quantidade de glicídios (isto é, são divididos de acordo com a energia que fornecem), cada hortaliça possui uma composição nutricional própria. A cenoura, por exemplo, tem grande concentração de vitamina A, enquanto a beterraba se destaca pela presença do ferro. Por isso, não se atenha apenas a alguns alimentos do mesmo grupo de vegetais, ok? O ideal é comer de forma variada, montando um cardápio mais diverso com hortaliças de todos os grupos. (conquistesuavida)