As vacinas contra a Covid-19 em produção atualmente têm potencial de “virar o jogo” da pandemia. Na avaliação do diretor regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, Hans Kluge, esse potencial é “fenomenal”.
De acordo com informações da Reuters e do UOL, apesar da necessidade de decidir sobre quem será priorizado na imunização, a OMS avalia que existe “consenso crescente” sobre vacinar primeiro idosos, profissionais de saúde e pessoas com comorbidades. A declaração desta quinta-feira (3) ocorre um dia após o Reino Unido aprovar a vacina da Pfizer com a BioNTech.
No caso da primeira vacina contra a Covid-19, a expectativa é que a aplicação seja iniciada já na próxima semana. O primeiro abastecimento das vacinas inclui 800 mil doses. Cada pessoa deverá tomar duas doses do imunizante, de acordo com informações do colunista Jamil Chade, do UOL. A Pfizer e a BioNTech afirmam que serão fornecidas 50 milhões de deses em 2020 e 1,3 bilhão até o final de 2021.
Após aprovação da agência reguladora do Reino Unido, a OMS disse que avalia os dados da vacina da Pfizer para uma “possível listagem de uso emergencial”, uma espécie de referência para os países autorizarem o uso. (Bahia.Ba)