Na manhã desta sexta-feira, dia 14, sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos contra quatro policiais militares investigados por homicídio e fraude processual. A ação foi deflagrada pelo Ministério Público da Bahia (MPBA) e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), com apoio do MP de Sergipe, em uma operação integrada que investigou o assassinato de João dos Anjos Cardoso, ocorrido em 14 de março de 2023, no município de Lamarão, na Bahia.
A “Operação Ruídos” contou com a participação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) do MPBA, das Corregedorias da SSP e da Polícia Militar do Estado da Bahia, além do Gaeco de Sergipe. Os mandados judiciais foram expedidos pela Vara Crime da Comarca de Santa Bárbara e cumpridos nos municípios de Feira de Santana, Itapicuru, Conceição do Coité, Ribeiro do Pombal, Nazaré, Juazeiro e Aracaju (SE).
As buscas ocorreram em residências e nas sedes da Cipe Nordeste, em Ribeira do Pombal, e da 3ª CIPM, em Nazaré das Farinhas. Durante a operação, foram apreendidos celulares, armas de fogo, documentos e munições, que serão periciados.
As investigações apontam que os policiais militares são suspeitos de terem executado João dos Anjos Cardoso, contrariando a versão oficial de uma morte em confronto armado. De acordo com as evidências, os agentes teriam invadido a residência da vítima sem mandado judicial, torturado e matado o homem, alterando a cena do crime após o homicídio.