Um estudo da Universidade de Harvard confirmou o que muitos já suspeitavam: ter animais de estimação pode melhorar a saúde mental, reduzindo depressão e ansiedade.
Os pesquisadores da universidade descobriram que mulheres entre 45 e 59 anos são as que mais se beneficiam com a companhia de pets. O impacto é ainda maior para aquelas que sofreram abuso sexual ou físico na infância.
Detalhes da Pesquisa
O estudo foi feito com questionários online, enviados em março de 2013 e fevereiro de 2014, para 214 mulheres com uma idade média de 60,8 anos. As perguntas abordaram sintomas de ansiedade e depressão.
As participantes que tinham cães ou gatos contaram como era a convivência com seus animais. Os resultados mostraram que 72,6% das mulheres nessa faixa etária tiveram menos sintomas de depressão e ansiedade por causa dos cães.
Sobre os Gatos
O estudo, publicado na revista científica Jama, ainda não esclareceu completamente como a convivência com gatos afeta a saúde mental. Os pesquisadores planejam continuar a pesquisa para entender melhor o impacto dos felinos, já que havia menos participantes com gatos no estudo.