Pães mumificados datados da II Guerra Mundial, com cerca de 80 anos, foram encontrados durante a escavação do sítio arqueológico Garimpo Prateado. A descoberta foi realizado pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Senhor do Bonfim.
O garimpo vendia a produção para os Estados Unidos. O Brasil era exportador de minerais para os países aliados no período do segundo conflito global.
O sítio arqueológico está localizado na Serra de São Francisco, na cidade de Campo Formoso. O grupo de pesquisa da Uneb encontrou no local um acampamento da mineração, com itens como garrafas de bebida, medicamentos, além de outros objetos.
No processo de escavação, os pães foram encontrados em sedimento que estavam misturados com as cinzas de um antigo forno da região.
Ainda segundo os estudos da instituição de ensino, ainda existe um cemitério localizado a 600 metros do sítio arqueológico baiano. A estrutura analisada tem formatos que lembram covas. O material do garimpo foi levado para o Laboratório de Arqueologia e Paleontologia do Campus VII da Uneb, em Senhor do Bonfim.