Todos os 8.958 profissionais do grupo de enfermagem que atuam sob gestão direta do governo estadual da Bahia receberão o piso nacional da enfermagem na folha de pagamento de setembro, no dia 29, após o repasse realizado pelo Ministério da Saúde em 23 de agosto, informou a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) nesta segunda-feira (4).
De acordo com a pasta, cerca de 55% dos profissionais já recebiam o piso ou acima dele. O restante vai passar a receber o piso estabelecido por lei no final do mês corrente, com a diferença já incorporada aos vencimentos normais dos servidores, funcionários e profissionais contratados via Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), além dos valores retroativos aos meses de maio a agosto.
“O Estado da Bahia, com esse pagamento, reafirma seu compromisso com os profissionais da enfermagem e com a valorização do trabalho e dedicação deles não só nos momentos mais difíceis da pandemia, como também nas atividades diárias que atendem tão bem à população baiana”, diz a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Segundo o governo, os valores do piso não entraram na folha de agosto porque dependiam do entendimento da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Secretaria da Administração quanto à forma que o repasse seria realizado.
Já com relação aos servidores e funcionários municipais de todo estado, o repasse foi feito diretamente pelo Ministério da Saúde aos municípios para que as prefeituras implantem o piso para seus profissionais, informou a Sesab.