O Papa Francisco apresentou uma “leve melhora” em seu quadro de saúde, segundo boletim médico divulgado nesta sexta-feira (4) pelo Vaticano. A evolução aumenta a expectativa de que ele possa fazer uma aparição pública já no próximo domingo (6), durante a tradicional oração do Angelus.
De acordo com o comunicado oficial, houve progresso nos aspectos respiratório, motor e também no uso da voz do pontífice.
“Novos exames de sangue registram uma leve melhora nos indicadores infecciosos. Prosseguem os tratamentos farmacológicos, motores e respiratórios. A oxigenação também diminuiu ligeiramente: durante o dia, administração normal; à noite, quando necessário, administração de alto fluxo com cânulas”, informou o boletim.
Francisco foi visto publicamente pela última vez em 23 de março, quando recebeu alta do Hospital Gemelli. A oração do Angelus, realizada tradicionalmente aos domingos de uma das janelas do palácio apostólico, na Praça de São Pedro, é um dos momentos mais aguardados pelos fiéis.
Inicialmente, havia a expectativa de que o Papa voltasse a conduzir a oração no domingo de Páscoa, dia 20 de abril, mas a possibilidade de reaparecer neste final de semana já começa a ser considerada, caso o quadro de saúde continue evoluindo positivamente.