O governo do Peru declarou, nesta quarta-feira (25), estado de emergência ambiental na costa norte do país após um vazamento de petróleo atingir a região turística da província de Talara.
A medida terá validade de 90 dias, período destinado à recuperação e mitigação dos danos causados pelo desastre ambiental, conforme anunciou o Ministério do Meio Ambiente.
O derramamento foi detectado na última sexta-feira (20), na praia de Las Capullanas, durante o transporte de petróleo no navio Polyaigos.
A Petroperú, estatal responsável pela operação, afirmou que não foram identificadas as causas do incidente e que os serviços de limpeza em praias como Lobitos estão próximos de conclusão. Entretanto, as ações de remediação para minimizar os impactos na fauna, avifauna e atividades comerciais, como o turismo e a pesca, continuam em andamento.
Segundo o Organismo de Avaliação e Fiscalização Ambiental (Oefa), o vazamento afetou um perímetro de 47 a 229 hectares, desde a refinaria de Talara até a praia de Cabo Blanco. A refinaria, localizada a apenas 10 km da área atingida, é operada pela própria Petroperú.