Uma pesquisa recente realizada pela Wake, em parceria com o Opinion Box, revela que 32,5% dos brasileiros começaram a monitorar os preços desde o final de julho, muito antes das promoções da Black Friday. Durante um evento do Google, especialistas preveem que as vendas deste ano devem superar os números do ano anterior.
No primeiro semestre de 2024, as buscas por compras online aumentaram em 13%, com 62% dos consumidores prontos para aproveitar as ofertas. O levantamento indica que dois em cada três usuários têm planos de participar das promoções.
“A média de pedidos dos clientes para o Dia dos Pais cresceu 55% em relação ao mesmo período do ano anterior. Isso demonstra que a Black Friday continua a ser um motor essencial para as vendas em novembro. Durante todo o mês, especialmente na semana da Black Friday, notamos um aumento expressivo no volume de pedidos e itens movimentados,” comenta Joelma Vieira, Head de Produtos da Senior Sistemas.
Para atender à crescente demanda, as empresas estão intensificando seus investimentos em tecnologia. Um estudo recente aponta que 47% dos empresários elevaram os gastos em marketing, logística e tecnologia. Para 2024, espera-se que a demanda por soluções tecnológicas cresça cerca de 4%, com foco em softwares de logística e gestão de inventário.
A Senior Sistemas, que oferece soluções que analisam operações em tempo real, monitora 40% das vendas online no Brasil e atende grandes varejistas como Magalu e Centauro.
Entretanto, a entrega rápida continua sendo uma preocupação para os consumidores, que esperam que os prazos sejam cumpridos. Em 2023, os atrasos na entrega foram a principal reclamação, representando quase 17% das queixas registradas.