Conforme informações do Sindipetro Bahia, a Petrobras decidiu encerrar suas atividades no ramo de perfuração terrestre. As unidades da empresa que estão em atividade, a sonda 109 na Bahia e a sonda 86 no Rio Grande do Norte, serão recolhidas em janeiro de 2020.
A sonda 109, localizada no Campo de Araçás, na Bahia, tem 34 anos de atividade, é uma das maiores do Brasil em capacidade de perfuração – atinge até 6 mil metros – e já operou na maioria dos estados brasileiros. Em terra, é a maior sonda em operação no país.
“A decisão de encerrar mais essa atividade faz com que a Petrobras contribua, mais uma vez, com o aumento do número de desempregados no Brasil. Com a eliminação desses postos de trabalho, serão demitidos 300 trabalhadores, 150 em cada um desses estados”, disse Radiovaldo Costa, diretor do Sindipetro.
Conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 19 de novembro, a Bahia é o estado com a maior taxa de desemprego do Brasil. Ao fim do 3º trimestre de 2019, 16,8% da população economicamente ativa baiana estava sem emprego.
“Além das demissões, o encerramento dessas atividades diminui drasticamente a possibilidade de desenvolvimento desses campos e a descoberta de novos campos que ainda poderiam ser feitas em terra. Além da perda dos impostos para os municípios, trará um grande impacto na cadeia econômica da indústria do petróleo”, avaliou Radiovaldo.
Para o sindicalista, “a atual gestão da Petrobras, em grande velocidade, vai minando a estatal no Nordeste” e “o objetivo é que a destruição da empresa comece onde ela nasceu, na Bahia”.
(Bahia Noticias)