A Polícia Federal (PF) realizou nesta quinta-feira (30) uma operação contra um grupo suspeito de desviar R$ 813 milhões de empresas vinculadas ao sistema PIX, do Banco Central. A ação inclui o cumprimento de 26 mandados de prisão e 42 de busca e apreensão em diferentes estados, incluindo a Bahia.
De acordo com as investigações, o ataque cibernético ocorreu em julho e envolveu pelo menos seis instituições financeiras, sem causar prejuízos diretos a clientes ou seus dados. Até o momento, 17 suspeitos foram detidos — 11 no Brasil e seis no exterior — em uma operação que contou com apoio da Interpol e colaboração das polícias da Espanha, Argentina e Portugal.
A Justiça também determinou o bloqueio de R$ 640 milhões em bens dos investigados, que deverão responder pelos crimes de organização criminosa, invasão de dispositivo informático, lavagem de dinheiro e furto mediante fraude eletrônica.
O caso começou após a empresa C&M Software, prestadora de serviços ao Banco Central, comunicar um ataque às suas infraestruturas digitais. Segundo a PF, os criminosos utilizaram credenciais de clientes para acessar ilegalmente contas de reserva mantidas pelas instituições financeiras junto ao Banco Central. Essas contas funcionam como “contas correntes” dos bancos e são usadas para movimentações financeiras, reservas obrigatórias e operações diretamente com o BC.


