A Pfizer anunciou na última 2ª feira (21.mar.2022) que está recolhendo voluntariamente alguns lotes do medicamento Accuretic e de duas versões genéricas dele devido à presença elevada de uma “impureza” cancerígena. Os remédios são utilizados no tratamento de hipertensão. Eis a íntegra do comunicado, em inglês (360 KB).
O escritório brasileiro da empresa disse não vender o medicamento no país. Eis íntegra da nota (241 KB).
A farmacêutica informou ter detectado nitrosamina (N-nitroso-quinapril) acima do nível de ingestão aceitável em lotes de Accuretic e de 2 genéricos dele. Ao todo, serão recolhidos 6 lotes de comprimidos da Accuretic, 1 lote de comprimidos de quinapril e hidroclorotiazida e 4 lotes de comprimidos de cloridrato de quinapril/hidroclorotiazida.
Segundo informações da Livraria Nacional de Medicina dos EUA (United States National Library of Medicine), a formação da nitrosamina se dá apenas sob certas condições, incluindo meios fortemente ácidos como o interior do estômago humano. Encontrada em diversos alimentos, como derivados de carne, peixes, cerveja e queijos conservados em sal de nitrito, se forma quando as proteínas da comida reagem com os sais de nitrito no estômago.
No comunicado, a farmacêutica disse também que embora a ingestão de nitrosamina a longo prazo e acima dos níveis aceitáveis possa estar associada a um potencial aumento do risco de câncer em humanos, não há risco imediato para os pacientes que tomam este medicamento.
Pfizer detectou a presença de nitrosamina em níveis acima do aceitáveis em lotes de Accuretic
Os lotes de medicamentos contaminados foram distribuídos para os Estados Unidos e Porto Rico entre novembro de 2019 e março de 2022. Segundo a Pfizer, não há até o momento relatos de efeitos adversos provocados pela ingestão dos comprimidos recolhidos neste recall.
Os destinatários diretos que receberam os lotes contaminados foram notificados por carta para providenciarem a devolução dos medicamentos. A empresa também recomendou aos usuários consultarem um médico para verificar se consumiram os comprimidos contaminados.
No comunicado, a Pfizer ressaltou que todas as pessoas estão expostas a algum nível de nitrosaminas, já que elas estão presentes na água e nos alimentos, incluindo carnes curadas e grelhadas, laticínios e vegetais. (Poder360)
Leia na lista abaixo os números dos lotes, datas de validade, NDC e configuração dos medicamentos recolhidos pela Pfizer:
Accuretic™ (quinapril HCl/hydrochlorothiazide) tablets, 10/12.5 mg
Accuretic™ (quinapril HCl/hydrochlorothiazide) tablets, 20/12.5 mg
Accuretic™ (quinapril HCl/hydrochlorothiazide) tablets, 20/25 mg
quinapril and hydrochlorothiazide tablets, 20/25 mg
quinapril HCl/hydrochlorothiazide tablets, 20/12.5 mg
quinapril HCl/hydrochlorothiazide tablets, 20/25 mg