A Polícia Militar de Jacobina, centro norte da Bahia, viralizou nas redes sociais após publicar uma apreensão de um cigarro de maconha, um celular e R$ 5 em suas redes sociais. A publicação aconteceu na última quarta-feira (9), mas só ganhou enorme repercussão nesta quinta.
Na postagem, os policiais relatam que, durante rondas no centro da cidade, abordaram um homem de posse de “um cigarro de erva análoga à maconha, um isqueiro, um aparelho de celular e R$ 5 (em espécie)”. Ainda segundo o texto, o homem foi levado na delegacia da cidade. O texto termina com a frase “PMBA, uma Força a serviço do cidadão”.
A situação gerou uma série de comentários irônicos nas redes sociais. “Jacobina está segura agora”, disse um. “Vocês tem algum problema mental? Tão de sacanagem com a população que paga o salário de vocês???”, escreveu outro.
A lei 11.343, conhecida como Lei de Drogas, estabelece diferenças entre o usuário e o traficante. Embora o texto, de 2006, não estabeleça uma quantidade específica, há um consenso que um cigarro de maconha não se enquadra como tráfico.
Veja a postagem abaixo: