A Justiça Eleitoral cassou, nesta quarta-feira (30), o mandato da prefeita e do vice-prefeito de Malhada de Pedras, Terezinha Baleeiro Alves Santos (PP) e Adriano Reis Paca (PSD), respectivamente. A decisão foi tomada pelo juiz da 90ª Zona Eleitoral, Genivaldo Alves Guimarães, e atendeu a um pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE), por conta da prática, pelos gestores, de crimes de captação ilícita de sufrágio, abuso de poder econômico e abuso de poder político.
O ex-prefeito Valdecir Alves Bezerra (PT), o Ceará, e ex-servidores municipais da cidade também estariam envolvidos nos crimes praticados pelo vice e pela prefeita.
“Considerando que suas condutas ilícitas comprometeram a regularidade das eleições, afetando sua normalidade e higidez, e acarretando a ilegitimidade dos mandatos, com fundamento no art. 222 do Código Eleitoral declaro nulos os votos dados aos condenados, casso seus diplomas e, por consequência, seus mandatos”, sentenciou o magistrado.
Conforme noticiou o Achei Sudoeste, Terezinha e Adriano tiveram a pena de inelegibilidade para a eleição na qual foram diplomados e para as que serão realizadas nos outo anos subsequentes.
Valdecir Alves Bezerra, está inelegível para as eleições a serem realizadas nos oito anos subsequentes. (BN)