O prefeito de Ibirapitanga, Junilson Batista Gomes (PSD), conhecido como Junilson de Boró, foi declarado inelegível para a eleição deste ano. A decisão foi proferida pelo juiz eleitoral Carlos Eduardo da Silva Camilo, da 134ª Zona Eleitoral.
Gomes foi acusado de abuso de poder político e econômico por utilizar símbolos de sua campanha, especialmente a imagem de um girassol, em repartições públicas, materiais institucionais, eventos oficiais da prefeitura e em divulgações nas redes sociais.
A ação que resultou na inelegibilidade foi movida pela coligação que apoia o candidato Jean Pereira de Assunção (Avante), conhecido como Jé, e contou com parecer favorável do Ministério Público Eleitoral (MPE).
Além de ser considerado inelegível por oito anos, o juiz impôs uma multa de R$ 200 mil e ordenou a remoção imediata de todos os símbolos da campanha eleitoral do prefeito das repartições públicas do município. Caso o prefeito não cumpra essa determinação, ele enfrentará uma multa diária de R$ 80 mil. A decisão ainda cabe recurso.