Os 27 anos da tragédia ocorrida em 11 de dezembro de 1998, em Santo Antônio de Jesus, foram lembrados nesta quinta-feira (11) com homenagens às vítimas e reafirmações de compromisso por parte do poder público. Durante a cerimônia, o prefeito Genival Deolino destacou que o episódio segue como uma das maiores dores da história do município, marcando profundamente a comunidade e inspirando ações contínuas por justiça e dignidade no trabalho.
A explosão da fábrica de fogos de artifício provocou a morte de 60 a 64 pessoas, entre elas muitas mulheres e crianças negras submetidas a condições precárias, sem equipamentos de proteção e treinamento adequado. A tragédia resultou na condenação do Brasil pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, que reconheceu violações e determinou medidas de reparação.
Em seu pronunciamento, o prefeito afirmou que a data leva a cidade a “parar para lembrar, sentir e reafirmar um compromisso que não é só da gestão, mas de toda a população”. Ele ressaltou o papel do Instituto 11 de Dezembro — formado por familiares e sobreviventes — que nasceu do luto coletivo e mantém viva a memória das vítimas, transformando dor em mobilização permanente.
Genival Deolino reiterou que o município não tolerará práticas de trabalho indignas ou desumanas e que seguirá cumprindo as determinações de reparação, ampliando políticas de assistência social, fortalecendo serviços de saúde e apoiando famílias vulneráveis. “Honrar as vítimas é proteger os vivos”, afirmou.
As ações em memória do 11 de Dezembro seguem orientadas pelo compromisso de garantir segurança, oportunidades e proteção social para que episódios como o de 1998 não se repitam.





