Presa na Falsas Promessas, esposa de Nanan Premiações chegou a ser beneficiária do Bolsa Família

Foto: Reprodução/Instagram

A operação Falsas Promessas 2, que prendeu mais de 20 pessoas, entre rafeiros, influenciadores e policiais, revelou a movimentação de mais de meio bilhão de reais de forma ilícita, através de rifas forjadas e ilegais.

O Informe Baiano teve acesso ao relatório policial do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD), que detalha todo esquema criminoso.

Gabriela da Silva Vale, a ‘Gaby Rifas’, chegou a ser presa na última quarta-feira (09/04), mas foi beneficiada com a liberdade durante audiência de custódia. O relatório aponta que a mulher seria uma das líderes da organização criminosa e esposa do investigado José Roberto Nascimento dos Santos, o Nanan Premiações.

“Gabriela da Silva Vale também figura como uma das principais operadoras do esquema
criminoso voltado à exploração ilícita de rifas e lavagem de dinheiro. Outrossim, a investigada também atua diretamente com a exploração de jogos de azar, realizando sorteios e captando valores ilícitos, desenvolvendo papel basilar no processo de ocultação patrimonial”, pontua trecho do documento.

“Para tanto, ostenta empresa de fachada para justificar o alto padrão de vida, demonstrado pela aquisição de veículos e imóveis de luxo com dinheiro oriundo da atividade ilícita. A investigação levada a efeito pela Polícia Civil demonstra a atuação de Gabriela na atividade de ocultação dos valores ilegais percebidos por ela e seu marido, inclusive pulverizando os valores em diversas contas e operações bancárias”, acrescenta.

A investigação traz ainda uma informação curiosa. Gabriela chegou a ser beneficiária de programas assistenciais, a exemplo do Bolsa Família, nos anos de 2020 e 2022. Logo depois, acabou sendo “milionária, sem comprovação de rendimentos lícitos suficientes para tanto”. “Entretanto, as investigações policiais comprovam a origem ilícito do dinheiro usufruído pela representada”, reafirma o Draco.

google news