O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca na manhã deste sábado (21) ao estado de Roraima para conferir de perto a situação dos Yanomamis. Este povo indígena vive uma crise sanitária que já resultou na morte de 570 crianças por desnutrição e causas evitáveis. A terra indígena Yanomami é a maior do país, em extensão territorial e enfrenta a invasão de garimpeiros.
“Recebemos informações sobre a absurda situação de desnutrição de crianças Yanomami em Roraima. Amanhã [sábado] viajarei ao Estado para oferecer o suporte do governo federal e, junto com nossos ministros, atuaremos pela garantia da vida de crianças Yanomami”, afirmou Lula em uma postagem nas redes sociais.
A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, que acompanha o presidente Lula na viagem, destacou a situação dos Yanomami e prometeu medidas emergenciais para conter a crise de saúde. “É muito triste saber que indígenas, sobretudo 570 crianças Yanomami, morreram de fome durante o último governo. O Ministério dos Povos Indígenas tomará medidas urgentes em torno desta crise humanitária imposta contra nossos povos”, disse a ministra em uma publicação no Twitter. Fonte: Agência Brasil