Glândula que apresenta deficiência em 15% das mulheres acima dos 45 anos e em 3% dos homens na mesma faixa etária de acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a tireoide, quando passa por problema, não causa ganho de peso superior a 5 kg, segundo a endocrinologista Cris Marques.
“Um dos grandes mitos acerca do hipotireoidismo é de que ele faz o paciente engordar. Embora o ganho de peso seja uma das manifestações clínicas dessa disfunção, existem inúmeros pacientes que não apresentam este sintoma, além desse ganho ser discreto”, afirmou a médica, que é especializada em Endocrinologia pelo Hospital Universitário Professor Edgard Santos, de Salvador.
Anormalidades na tireoide, glândula responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), trazem também outros sintomas, segundo Cris Marques. “Como o organismo funciona muito rapidamente [no caso do hipertireoidismo, quando há perda de peso], é possível ter taquicardia, diarreia, complicações cardiovasculares e alterações psiquiátricas, além de muitas outras”, concluiu. (ATARDE)