Microempreendedores Individuais (MEIs) que abriram empresa em Salvador desde o dia 17 de maio passado estão impossibilitados de emitir a nota fiscal eletrônica e, consequentemente, impedidos de receber o pagamento por serviços prestados. Um problema no sistema da Secretaria Municipal da Fazenda de Salvador (Sefaz) é a explicação para o transtorno.
Segundo a assessoria de imprensa da Sefaz, o problema foi identificado, no último dia 17, no início da integração com a REDESIM, uma rede de sistemas informatizados para o registro e legalização de empresas no âmbito da União, Estados e Municípios. A Sefaz disse não ter dados do número de pessoas afetadas pela falha.
Em nota, o órgão disse que está “trabalhando para resolver o problema junto à nossa área de TI (Tecnologia da Informação) e, neste período, pedimos a todos paciência e compreensão”. A Sefaz disse que já esperava que o sistema passasse por um período de transição no primeiro mês, por se tratar de um programa complexo que envolve diversos órgãos. No entanto, apesar de prever um possível problema, passados 27 dias ainda não há solução e nem previsão de quando isso irá ocorrer. (METRO 1)