Procon notifica empresas de telefonia por vazamento de dados de clientes

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

A Fundação Procon de São Paulo notificou as operadoras de telefonia Claro, Oi, Tim, e Vivo para que prestem informações sobre o vazamento de dados de mais de 100 milhões de clientes. Segundo a Agência Brasil, as empresas tem 72 horas para responder a notificação, a partir desta quinta-feira (17).

A empresa de segurança PSafe, que segundo o Procon-SP identificou o vazamento dos dados, também foi notificada. “As teles deverão confirmar se houve o vazamento de dados pessoais de suas bases e, em caso positivo, explicar os motivos do incidente, detalhar quais as medidas tomadas para contê-lo e informar o que farão para reparar os danos causados pelo incidente e evitar que a falha aconteça novamente”, explicou o Procon-SP por meio de nota.

O vazamento foi constatado no dia 10 de fevereiro. Foram expostas informações dos clientes como número do RG, CPF, data de nascimento, e-mail, endereço, número do celular e detalhes sobre o valor e o pagamento da fatura.

De acordo com o Procon, a PSafe foi notificada para explicar como foi informada do vazamento dos dados, como aconteceu o contato com o hacker que noticiou o vazamento, quais informações foram vazadas, e se o vazamento foi apenas na ‘dark web’.

Para o diretor do Procon-SP, Fernando Capez, os vazamentos são “gravíssimos” e permitirão que muitos golpes sejam aplicados. O representante afirma que a fundação já está investigando e pede que as pessoas tomem “máxima cautela, desconfiem de tudo e jamais passem dados pessoais ou entrem em sites que não conheçam”

As operadoras se manifestaram sobre o caso à Agência Brasil. Por meio de nota, a Vivo disse que não houve vazamento na base de dados. Já a Oi disse que não há indício de vazamento de dados dos seus clientes. A Claro disse que adota as melhores práticas de segurança em relação aos dados de seus clientes. E a TIM diz que não identificou a ocorrência de ataques ou vazamentos que permitissem acesso aos dados de seus clientes e se coloca à disposição para prestar esclarecimentos.

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