Nesta segunda-feira (19), os professores das Universidades Estaduais da Bahia (Uebas) decidiram parar por 24 horas. Eles rejeitaram uma proposta de aumento salarial feita pelo governo do estado.
Por causa da paralisação, algumas universidades não terão aulas hoje. As universidades afetadas são: Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Universidade de Santa Cruz (Uesc).
De acordo com a Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb), na reunião realizada na última quarta-feira (14), os professores consideraram a proposta do governo baixa, mas perceberam algum progresso nas negociações. O sindicato dos professores sugeriu que fossem realizadas atividades de mobilização em todas as cidades onde há campi das Uebas. As ações incluem distribuição de panfletos, rodas de conversa, uso de carros de som, faixas e visitas a emissoras de rádio.
Uma nova reunião entre os professores das universidades estaduais e representantes do governo está marcada para a tarde desta segunda-feira (19), às 14h30, na Secretaria Estadual da Educação