Projeto do MP-BA promove educação inclusiva em escolas de Cruz das Almas e outras cidades

Iniciativa beneficia 615 estudantes com deficiência em Cruz das Almas e expande para 16 municípios

O Ministério Público da Bahia (MPBA) lançou o projeto “Educação Inclusiva: todas as escolas são para todos os alunos”, que está transformando a realidade educacional em Cruz das Almas e em outras cidades do interior baiano. O piloto do projeto foi implantado em 2014, e o primeiro estudante beneficiado foi Levi Silva, de 15 anos, que atualmente cursa o oitavo ano em uma escola adaptada para suas necessidades.

Em 2015, Levi, então com seis anos, teve sua matrícula recusada em uma escola rural de Cruz das Almas por falta de estrutura e professores especializados para alunos com deficiência. Após buscar orientação do MPBA, a mãe de Levi, Jucileide Conceição, conseguiu garantir a inclusão do filho na rede pública de ensino. Hoje, o município conta com 615 alunos com deficiência matriculados em 45 escolas, todas capacitadas para a educação inclusiva.

O projeto inclui diversas etapas, como a sensibilização da comunidade escolar, a formação de equipes multidisciplinares e a capacitação de professores para elaboração de planos pedagógicos personalizados. O promotor Adriano Marques, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (Ceduc), ressalta que o projeto se expandiu para 16 municípios e segue sendo uma referência na inclusão educacional de alunos com deficiência.

google news