PT ‘enterra’ pré-candidatura de Isaac Carvalho e já avalia outros nomes para prefeitura de Juazeiro

Ex-prefeito não conseguiu reverter a inelegibilidade na Justiça Eleitoral e não poderá concorrer

Foto: Divulgação

A cúpula do PT já enterrou a pré-candidatura de Isaac Carvalho a prefeito de Juazeiro, no norte baiano. Segundo informações, integrantes do partido avaliam outros nomes para ser candidato ao Executivo juazeirense.

Além da esposa de Isaac Carvalho, Ellen Carvalho, outros três nomes são avaliados pelo Partido dos Trabalhadores: Paulo Bonfim (ex-prefeito), Edson Tanury (empresário) e Tom Zé (advogado).

Isaac tentou um acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) para tornar-se elegível no pleito deste ano, mas o juiz José Goes Silva Filho concedeu 10 dias para que a prefeitura de Juazeiro se manifestasse sobre o pacto.

Controlada pela tucana Suzana Ramos, a administração municipal só pretende se manifestar no último dia concedido pela Justiça, no dia 8 de agosto. Só que as convenções partidárias, que oficializam as candidaturas, só podem ocorrer até o dia 5 de agosto. Ou seja, não haveria prazo para reverter a inelegibilidade de Isaac Carvalho.

Não houve divulgação dos detalhes do acordo. Procurada pela reportagem, a assessoria de comunicação do ex-prefeito disse que não irá se manifestar sobre a decisão judicial.

Isaac Carvalho foi condenado, em maio de 2022, em decorrência da prefeitura ter pago a conta de energia elétrica dos permissionários do camelódromo do município durante o mandato dele, na década passada. Com essa condenação, o petista só pode, em tese, voltar a concorrer em uma eleição no ano de 2026. Em 2018, quando já estava na lista dos inelegíveis do Tribunal de Contas da União (TCU) antes da sentença de 2022, chegou a vencer a disputa para deputado federal, mas a Justiça Eleitoral o impediu de tomar posse.

Federação

Dentro da federação petista, o PV e o PCdoB também querem lançar candidaturas a prefeito de Juazeiro. Os comunistas desejam o nome do deputado estadual Zó, já os verdistas querem emplacar o parlamentar Roberto Carlos. A avaliação, dentro do PT, é que os três partidos vão apresentar seus nomes e caberá ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) bater o martelo. 

Fonte: Correio

google news