O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegará ao Brasil na madrugada de segunda-feira (28), depois de uma semana na África, e já tem uma decisão para tomar: bater o martelo e anunciar para onde irão André Fufuca e Silvio Costa Filho. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.
De acordo com a publicação, numa conversa reservada com Arthur Lira no domingo passado, pouco antes de embarcar para a reunião dos Brics, Lula garantiu que entre segunda-feira e terça-feira (29) define as mudanças.
No encontro, Lira disse ao presidente que ele poderia viajar tranquilo que as votações previstas para a semana seriam aprovadas — a do salário mínimo e o arcabouço fiscal, o que de fato aconteceu.
Fufuca poderia ir tanto para o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que perderia o Bolsa Família; como para um ministério que seria criado a partir de vários programas sociais que hoje estão dentro do MDS.
Marcio França, se for mesmo deslocado do Portos e Aeroportos, pode acabar na Ciência e Tecnologia e, noutro desenho menos provável, vir a ocupar o lugar de Geraldo Alckmin na Indústria e Comércio. Neste caso, o vice ficaria apenas vice até vir uma futura mudança na Defesa, em 2024, com a saída de José Múcio Monteiro. (bahia.ba)