Reino Unido aprova uso emergencial da vacina de Oxford contra covid-19

Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

O uso emergencial da vacina contra Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca e a Universidade de Oxford foi aprovado no Reino Unido.

A aprovação pela agência regulatória britânica (MHRA) ocorreu nesta quarta-feira (30). As informações são do Estadão. A reportagem ressalta que MHRA aprovou o regime de aplicação de duas doses completas, com intervalo de 1 a 3 meses. 

A expectativa é de que a vacinação comece na próxima semana. 

O Reino Unido já está em campanha de vacinação contra Covid-19. O pais foi o primeiro a aprovar e iniciar a imunização da população com a vacina desenvolvida pelas empresas Pfizer e BioNTech. A da Astrazeneca/Osford é a  segunda vacina a ser aprovada no país. 

O imunizante de Oxford é uma das apostas do governo brasileiro, que inlcuisve já encomendou milhões de doses. A matéria destaca que ele é bastante esperado por ser mais barato e de mais fácil distribuição. Suas doses podem ser conservadas em freezers convencionais, sem a necessidade de preservação a -70 graus Celsius, como é o caso das vacinas da Pfizer e da Moderna.

De acordo com o Estadão, o Reino Unido encomendou 100 milhões de doses da vacina, mas até o final de 2021 deve receber até 350 milhões, é o que mostram os contratos firmados com fabricantes já na fase de testes clínicos. (bahia.ba)

google news