Eleições EUA 2020, ao vivo: Os Estados Unidos ainda não sabem quem venceu as eleições: se o democrata Joe Biden ou o republicano Donald Trump. Biden segue na liderança, mas o resultado final depende da apuração dos votos em quatro Estados-chave: Geórgia, Arizona, Nevada e Pensilvânia. O avanço do candidato democrata ativou a estratégia judicial do presidente Trump. O republicano pediu aos tribunais que recontassem os votos em Wisconsin e suspendessem a apuração em Michigan e na Pensilvânia. Houve protestos de trumpistas, na madrugada, no Arizona. No Twitter, o presidente fez uma série de apelos para suspender a contagem dos votos nesta quinta-feira e, em discurso na Casa Branca, insistiu nas acusações de fraude eleitoral. Acompanhe a apuração dos votos e a divulgação dos resultados, ao vivo.
Redes de televisão dos EUA cortam a transmissão do discurso de Trump
Durante o discurso de Trump na Casa Branca nesta quinta-feira, as três grandes redes de televisão dos EUA — ABC, CBS e NBC— cortaram a transmissão. A única rede que transmitiu o comunidado do presidente foi a CNN. Até o momento, os executivos das redes de TV não explicaram os motivos da decisão.
Vantagem de Trump na Geórgia diminui ainda mais
A vantagem de Donald Trump na Geórgia diminuiu para 3.500 votos. De acordo com os dados mais recentes, o presidente republicano tem 2.446.850 votos (49,4%) em comparação com 2.443.364 (49,3%) do democrata Joe Biden, informa Sonia Corona.
A eleição americana enfrenta neste instante a sua prova de fogo. Não há mecanismo mais necessário para a democracia do que o respeito dos competidores por um resultado eleitoral, escreve Jorge Galindo.
El País