Misturando a ginga do rap com o swing do pagodão, o rapper paulistano Rincon Sapiência se uniu ao grupo baiano ÀTTØØXXÁ na música ‘Arrastão’, que faz parte do segundo álbum do artista, ‘Manicongo: Dramas, Danças e Afroreps’. Nesta quinta-feira, 12, será lançado o videoclipe da faixa, que foi gravado nas quebradas do bairro de Pernambués, em Salvador, e destaca a diversidade de corpos baianos, além de muito gingado.
Após se encontrarem em muitos festivais de música ao redor do Brasil, nasceu uma amizade entre os integrantes do ÀTTØØXXÁ e Rincon Sapiência, que buscaram firmar essa conexão com parcerias e participações. A primeira delas esteve presente no álbum ‘Luvbox’, lançado em 2018 pelo grupo baiano, com a música ‘Só Vem’, que teve participação de Rincon. Recentemente, os artistas fizeram um show juntos no Concha Negra, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador. E selando essa conexão, os artista entregam ao público o videoclipe de ‘Arrastão’, nesta quinta, gravado no bairro de Pernambués.
“A maioria dos trabalhos de artistas que não são baianos, quando vão a Bahia, sempre fazem registros de lugares clichês. Como eu usei no disco todo essa linguagem de periferia, de quebrada, eu queria esse ambiente, fazer esse contato com a periferia de Salvador”, explicou Rincon Sapiência, em entrevista ao Portal A TARDE, contando que lhe apresentaram o bairro de Pernambués, atividades que rolam, paredões… “Também o índice de criminalidade, como em qualquer quebrada do Brasil, mas também tem muita movimentação. Fomos muito bem recebidos em Pernambués, as pessoas que participaram do elenco também foram incríveis. Acho que conseguimos trazer um pouco dessa energia da periferia de Salvador. Fiquei muito feliz com o resultado”, declarou.
Com a união de diferentes corpos, o clipe de ‘Arrastão’ traz o clima de festa, ginga e aglomeração, além da ideia de liberdade corporal, uma das grandes características do pagodão baiano. Na visão de Rincon, que também é produtor musical e criador do selo MGoma, o rap é um ritmo muito versátil, que dialoga com a riqueza de ritmos presentes no Brasil, como funk, brega funk, samba de roda e outros. Foi a partir do trabalho do ÀTTØØXXÁ que ele notou que poderia conectar seu flow ao pagodão.
“O rap tem tido uma crescente muito grande. É um gênero musical muito ouvido no mundo e é uma linguagem musical que se adapta muito fácil em diversas outras. Na cultura brasileira nós temos o funk, pagodão, brega funk… O rap consegue se aproximar de qualquer um desses ritmos com naturalidade”, contou o artista.
Segundo Rincon, o rap tem ocupado grandes festivais e outros espaços de visibilidade. Além disso, muitos artistas do gênero estão colocando as músicas nas rádios e entrando em trilhas sonoras de novelas. “Fora isso, a cultura se mantém ainda sólida, tem muitas coisas que acontecem fora desses eixos da grande mídia”, disse.
Já que o rapper meteu dança com ÀTTØØXXÁ em Salvador no Concha Negra e no clipe de ‘Arrastão’, em Pernambués, ele não deixou de ser questionado sobre uma possível participação no Carnaval. Neste ano, foram notáveis várias iniciativas com o intuito de introduzir o rap dentro da folia baiana. Ganhamos, inclusive, a presença de Mano Brown, na estreia do AfroPunk no Carnaval de Salvador, em um trio com Afrocidade e outros artistas. A passagem de Brown deixou diversos foliões, fãs do cantor e do grupo Racionais, emocionados e levantou discussões sobre a presença do hip hop no Carnaval.
“Eu tenho muita vontade [de participar]. Esse ano os trabalhos começaram a engolir por São Paulo, não foi dessa vez, porém tenho muita vontade de participar do Carnaval”, explicou o artista, afirmando ainda que a ideia do Carnaval de levar música para a rua tem muito a ver com as propostas que o rap tem.
“Eu acho bem interessante o rap fazer parte do circuito de Carnaval e se for em Salvador vai ser maravilhoso”, concluiu.
A faixa ‘Arrastão’ está disponível no álbum ‘Manicongo: Dramas, Danças e Afroreps’, lançado no ano passado por Rincon Sapiência. O clipe estará disponível no canal do artista no YouTube a partir desta quinta-feira, 12 (A Tarde).