O Terminal Rodoviário de Salvador será fechado nesta sexta-feira (20). A medida ocorre por causa do decreto do governo da Bahia que suspendeu o transporte intermunicipal total em quatro cidades e como prevenção a pandemia do coronavírus. A determinação é válida pelos próximos 10 dias.
Assim como Salvador, a medida vale também para os municípios de Feira de Santana, Porto Seguro e Prado, que também têm casos confirmados da doença.
Já nas cidades de Ilhéus, Itabuna e Itacaré, no entanto, a circulação de transporte – tanto rodoviários e hidroviários – entre os municípios é permitida apenas para deslocamento de trabalhadores, residentes em locais próximos a esses municípios citados.
Na capital baiana, a última saída do terminal de Salvador para outras cidades da Bahia ocorreu 23h59 de quinta-feira (19).
Apesar disso, quem passou pelo local na manhã desta sexta, ainda encontrou movimentação no terminal, pois os últimos coletivos intermunicipais estavam previstos para chegar até as 9h, quando ainda era permitida apenas a entrada dos ônibus. O ônibus que entrou no terminal às 9h veio de Recife e saiu da capital pernambucana às 19h. Após isso, a unidade deve ser fechada totalmente.
Na manhã desta sexta-feira, a movimentação também foi bastante tranquila e de poucos passageiros em Porto Seguro, devido aos ônibus que ainda poderiam chegar no terminal até 9h.
O decreto do governo proíbe ainda, a partir desta sexta, a saída e chegada de ônibus do Terminal de Bom Despacho (município de Itaparica) para qualquer cidade da Bahia. A medida começou a valer à 0h desta sexta-feira (20).
Também nesta sexta, os sistemas de travessia pelas lanchas e ferry boat operam em horários reduzidos.
Além disso, aos finais de semana e feriados, as operações serão completamente suspensas – medida aplicada diariamente para as travessias marítimas para Madre de Deus, Morro de São Paulo e Barra Grande e para os transportes de turismo.
Também a partir de sexta, e por 10 dias, o transporte hidroviário para Morro de São Paulo e Barra Grande, será suspenso, conforme informado no decreto da situação de emergência publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (19) e anunciado pelo governador Rui Costa.