A agência reguladora de mídia russa Roskomnadzor decidiu, nesta sexta-feira (4/3), bloquear a rede social Facebook na Rússia, em resposta à restrição de acesso a veículos de comunicação daquele país em outras partes do mundo.
Segundo a agência de notícia estatal russa RIA Novosti, o Roskomnadzor afirma que, desde outubro de 2020, foram registrados 26 casos de discriminação contra a mídia russa pela rede social.
“Nos últimos dias, a rede social limitou o acesso a contas: o canal de TV Zvezda, a agência de notícias RIA Novosti, Sputnik, Russia Today, os recursos de informação Lenta.ru e Gazeta.ru”, diz o relatório da agência reguladora.
Anteriormente, o gabinete do Procurador-Geral russo, em acordo com o Ministério das Relações Exteriores, reconheceu o Facebook como envolvido na violação dos direitos e liberdades dos cidadãos russos devido à restrição de contas oficiais da mídia russa.
Roskomnadzor também decidiu bloquear o acesso a sites de veículos internacionais na Rússia. Entre eles, o da britânica BBC e da alemã Deutsche Welle. A agência reguladora já havia bloqueado os sites da estação de rádio Echo of Moscow e da TV Rain. (Metropoles)