Após o falecimento do bebê que nasceu com problemas respiratórios e falta de ar e aguardava transferência urgente para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal (veja aqui) a Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio de Jesus emitiu uma nota de esclarecimento para a comunidade sobre as recentes reformas realizadas no Complexo Neonatal da instituição.
Segundo a direção da unidade, a reforma não envolveu a construção de leitos de UTI Neonatal, mas teve como objetivo principal melhorar a ambiência do local, garantindo mais conforto e segurança aos pacientes.
Apesar do avanço nas condições da unidade, a nota ressalta que a Santa Casa ainda não dispõe de leitos de UTI Neonatal ou UTI Pediátrica, essenciais para o atendimento de casos críticos na região. Essa limitação persiste mesmo após a aquisição de vários equipamentos importantes, obtidos com o apoio do Rotary Clube e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.
A instituição reforça a importância de conquistar uma UTI Neonatal para a região, afirmando que, embora vidas já tenham sido salvas com os equipamentos adquiridos, muitas outras ainda dependem da disponibilização de uma vaga específica em UTI Neonatal para receber o tratamento adequado.
A Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio de Jesus tem trabalhado continuamente para melhorar os serviços prestados à comunidade, mas segue buscando apoio para a implementação de uma UTI Neonatal e Pediátrica, serviço essencial para atender aos recém-nascidos e crianças que necessitam de cuidados intensivos.
Para mais informações e atualizações, a Santa Casa disponibiliza o perfil oficial no Instagram @santacasadesaj
Veja abaixo a nota: