Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra um homem sendo executado em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo. O fato ocorreu na manhã desta sexta-feira (15) no bairro Irmã Dulce. Conforme apuração do Bahia Notícias, a vítima foi identificada como Daniel da Cruz de Jesus, de 24 anos.
Nas imagens, dois homens, de preto, saem de um carro branco e abordam a vítima que carrega uma gaiola. O homem chega a botar as mãos na cabeça, mas os tiros são disparados. Em seguida, o motorista sai do carro e se junta aos colegas. Um deles carrega a gaiola para o fundo do carro que está aberto. As imagens se encerram.
Santo Antônio de Jesus: Vídeo mostra execução de homem por supostos policiais; pai de jovem reforça acusação: 'Não tem nem como falar de nada. A prova está aí no vídeo' pic.twitter.com/c5Ed0nf0tS
— BN Municípios (@BNMunicipios) July 15, 2022
Ao Bahia Notícias, o pai do jovem, identificado como Antônio da Cruz, disse que a esposa da vítima já registrou o caso na delegacia da cidade. Ele se manifestou, pedindo justiça ao caso. “Não tem nem como falar de nada. A prova está aí no vídeo. A esposa dele disse que ele levantou, pegou o passarinho para levar para fora, e aí eles vieram nesse carro branco. Se o menino tivesse reagido, mas não. Como é que eles vêm e fazem isso? Está parecendo coisa de traficante, que vem, nem pede documento e já vai logo atirando. Qual a segurança que a gente tem então?”, questionou ao BN.
Até o meio-dia desta sexta, o corpo do jovem ainda não tinha sido liberado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade. Ainda não há informações sobre velório nem sepultamento do homem.
Ao Bahia Notícias, a Polícia Civil informou que instaurou inquérito na Delegacia Territorial de Santo Antônio de Jesus para apurar uma morte por intervenção de agentes de segurança pública. “A Polícia Civil vai investigar o caso e apurar as alegações da guarnição da PM, assim como analisar possíveis imagens de câmeras de segurança”, aponta a corporação. No entanto, o órgão não confirma a veracidade ou a relação entre as imagens que circulam nas redes sociais e a morte de Daniel da Cruz de Jesus, de 24 anos, atingido por disparos de arma de fogo. “Cabe à unidade que apura o fato fazê-lo, com base nas perícias do Departamento de Polícia Técnica (DPT)”, completa. (BN)