A Justiça Eleitoral determinou a suspensão do perfil no Instagram “SAJ 1000 GAGO”, após uma análise favorável do parecer do Ministério Público Eleitoral. O perfil foi acusado de disseminar notícias falsas em favor do atual prefeito de Santo Antônio de Jesus e candidato à reeleição, Genival Deolino (PSDB).
Segundo a denúncia apresentada por Euvaldo Rosa (PSD) e pela candidata à vice, Pastora Rita Gomes (PSD), a página estava sendo usada para espalhar informações manipuladas com o intuito de prejudicar a imagem dos adversários e influenciar a opinião pública. O conteúdo divulgado incluía ataques pessoais, manipulação de vídeos e montagens gráficas. Entre as postagens, estavam vídeos que insinuavam que Pastora Rita apoiava o aborto e era contra o cristianismo, além de uma montagem visual em que os candidatos eram retratados como “lobos em pele de cordeiro”. Outro vídeo manipulava uma fala do jornalista William Bonner para sugerir que Euvaldo Rosa seria um ditador responsável por desempregar mototaxistas.
Após a análise dos conteúdos pelo MP (Ministério Público) Eleitoral, o juiz Márcio da Silva Oliveira, da 56ª Zona Eleitoral de Santo Antônio de Jesus, concedeu uma tutela de urgência para a remoção imediata dos vídeos e publicações da página. A decisão estabelece um prazo de 24 horas para o cumprimento da ordem, sob pena de a empresa Facebook Serviços Online do Brasil Ltda., responsável pelo Instagram, enfrentar penalidades, incluindo multas.