O mestre e fundador do Samba Chula de São Braz, João do Boi, morreu, neste domingo (8), aos 78 anos. João Saturno, mais conhecido como Mestre João do Boi, morreu durante uma apresentação do seu grupo na festa da Lavagem de São Braz, em Santo Amaro.
Mestre João trabalhava no campo, no cuidado de animais. Nas horas de descanso, ele trabalhava em suas chulas, criando e relembrando novas e velhas canções.
Para muitos representante do samba baianao, o mestre João do Boi seria o maior gritador de Samba Chula da história. Foram mais de 65 anos dedicados ao Samba Chula.
O estilo criado pelo mestre é estudado por Roberto Mendes e Capinam, seus parceiros, e citado pelo ineditismo na obra consagrada de Hermano Vianna, irmão de Hebert Viana, “O Mistério do Samba”.
Em Santo Amaro, existe um projeto de lei para elevar o samba chula à condição de patrimônio imaterial.
Mestre João do Boi chegou a fazer apresentações na Europa e Oriente Médio, em companhia do seu irmão, mestre Antônio Alumínio, com o grupo Samba Chula de São Braz.
João deixou em processo de finalização da produção de um álbum com chulas novas e antigas que está para ser lançado nos primeiros meses deste ano de 2023. Informações sobre o sepultamento do artista não foram divulgadas. (G1)