Servidor do TJ-BA é investigado por atuar em causa de R$ 49,3 mi na qual sua esposa é advogada

De acordo com uma portaria publicada pela CGJ nesta terça-feira (3), Rodrigo Diego Ferreira Saraceno é o investigado.

Sede do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em Salvador — Foto: Alan Oliveira/G1

A Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) abriu um processo administrativo disciplinar (PAD) para investigar a atuação de um servidor público. Ele foi afastado de suas funções enquanto a investigação está em andamento.

De acordo com uma portaria publicada pela CGJ nesta terça-feira (3), Rodrigo Diego Ferreira Saraceno é o investigado. A suspeita é de que ele tenha agido de forma inadequada em um processo judicial onde sua esposa, Sara Vieira Lima Saraceno, é advogada. O valor do processo é de R$ 49.373.764,98.

O processo foi iniciado pela Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências, onde a esposa de Rodrigo é advogada. A fundação está pedindo o cancelamento de impostos e taxas, como IPTU e ISS, e a anulação das dívidas da cidade de Salvador. Em julho de 2023, a 2ª Vara da Fazenda Pública de Salvador aceitou o pedido da fundação.

Recentemente, a juíza Luciana Viana Barreto, que avaliou o caso, descobriu a participação de Rodrigo Diego Ferreira Saraceno e apontou que sua atuação pode ter sido para evitar problemas no processo e possíveis conflitos de interesse.

O PAD será conduzido pelo juiz Marcos Adriano Silva Ledo, que tem 90 dias para apresentar um relatório final sobre a investigação.

google news