No último dia 5, a cantora americana Halsey, de 29 anos, revelou que há dois anos foi diagnosticada com lúpus. A cantora desabafou sobre as dificuldades do tratamento, mas afirmou que está aprendendo aos poucos a controlar a condição.
O alerta dela chamou a atenção para o lúpus, uma doença inflamatória crônica e autoimune. Ou seja, o próprio organismo começa a produzir anticorpos que atacam o nosso próprio corpo, afetando vários órgãos.
Segundo o médico reumatologista Edgard Reis, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo, são conhecidos dois tipos de lúpus: o lúpus cutâneo, que se manifesta apenas na pele; e o lúpus eritematoso sistêmico, onde outros sistemas além da pele também podem acometidos.
“Existem alguns sintomas que são mais frequentes nas pessoas com lúpus do que os outros, mas não quer dizer que todos os pacientes irão apresentar todos os sintomas”, destaca Edgard.
Os principais sintomas de lúpus
Segundo o reumatologista, um dos sintomas mais comuns são as lesões de pele, especialmente na região malar, próxima a bochecha, que pioram com a exposição solar. Outros tipos de lesões, especialmente em áreas fotoexpostas (aquelas áreas que recebem exposição solar) também podem acontecer, como, por exemplo, vermelhidão na região do colo, nos braços e nas costas.
A doença também leva ao surgimento de sintomas articulares. Então, o paciente pode apresentar dor nas articulações, que pioram principalmente quando acordam pela manhã. Trata-se de uma sensação de rigidez matinal que geralmente dura mais de 30 minutos, o que é chamado de artralgia inflamatória.
Fonte: Metrópoles