Na tarde desta quarta-feira (21), o presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus, Francisco Damasceno, o Chico de Dega (UB), esteve presente em entrevista ao Voz da Bahia, através do programa Meio-Dia e Meia, onde utilizou o espaço para expressar seu apoio ao prefeito Genival Deolino (PSDB), após as denúncias do vereador Uberdan Cardoso (PT), relatadas pela auditoria da secretaria de saúde do município (reveja aqui e aqui).
“O prefeito, naquele momento, afastou imediatamente o secretário de saúde e diretor da pasta…”
Dega coloca que tudo que o vereador apresenta no contraditório é gerado como uma denúncia, “não quer dizer que após uma defesa seja mostrado pelo contraditório. O prefeito Genival tem uma sensibilidade que eu queria na época em que fui da oposição, ter um prefeito desse jeito, pois, o que protocolei de denúncias gravíssimas não chegam nem aos pés dessa aí que foi feito pelo vereador Uberdan. O que o prefeito fez, eu, como presidente da Câmara, ao pronunciamento do vereador, no outro dia de manhã, já formulava um ofício ao prefeito Genival para ele dar conhecimento do pronunciamento. Esse é um dever meu como presidente, não ficar omisso em qualquer que seja a fala dos vereadores. O prefeito, naquele momento, afastou imediatamente o secretário de saúde e diretor da pasta, para o processo ocorrer com total isenção”, conta.
“Prefeito nenhum na história dessa cidade fez isso”:
Chico afirma que de imediato o prefeito, junto com a secretaria de saúde, procuraram estar lá para apurar através de um relatório, “junto com a comissão. Isso é muito louvável, prefeito nenhum na história dessa cidade fez isso. O processo foi apurado, os relatórios foram feitos, a auditoria que foi realizada, essa auditoria primeiro tinha que vir da mão do prefeito para o prefeito divulgar, o prefeito não fez questão nem de acompanhar. Você ver que essa auditoria chegou primeiro na mão do vereador da oposição, Uberdan, eu mesmo, da situação, tive conhecimento através da mídia, isso é coisa impar na história da cidade. Nisso, o prefeito mostra que ele quer zelar pelo público e que aqueles que cometeram seus erros vão pagar. Ele quer ter lisura e conhecimento do processo e eu o parabenizo pela sua coragem para ter todos os trâmites legais, pela sua postura ética, que muitos fizeram uma manobra no passado e não tiveram a coragem de ir a fundo e apurar como Genival fez, o legislativo agora teve vez, voz e mostrou que a administração pública não é manipulada como foi e foram”, finaliza.
Reportagem: Voz da Bahia