O ministro do Supremo Tribunal Federal enviou à Procuradoria-Geral da República na sexta-feira (29) pedido para investigar o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga por apagão do banco de dados da Covid-19.
O pedido, feito pelo ministro Gilmar Mendes é feito com base uma petição impetrada no Supremo por parlamentares do PT, que pediram a responsabilização do ministro da Saúde.
A plataforma de dados epidemiológicos da pandemia de coronavírus levou mais de um mês para ser restabelecida após ataque de hackers no final do ano.
O PT defende que o ministro Queiroga seja responsabilizado por infração de medida sanitária preventiva. Para os parlamentares, trata-se de uma situação de extrema gravidade o Ministério da Saúde não conseguir apresentar dados estatísticos confiáveis sobre a evolução da pandemia, trazendo riscos para a população.
Dia 10 de janeiro, Gilmar postou uma mensagem em suas redes sociais. “O restabelecimento dos sistemas de atualização dos boletins epidemiológicos deve ser tratado como prioridade. Há semanas os Estados e Municípios enfrentam dificuldades em informar os casos de contaminação e de internação. O #ApagaoNaSaude inviabiliza o enfrentamento da pandemia”, escreveu o ministro Gilmar Mendes. (Metro1)