A Santa Casa de Misericórdia da cidade de Santo Antônio de Jesus foi homenageada nesta segunda-feira (23) durante a sessão da Câmara de Vereadores que teve pauta, a causa do movimento “Outubro Rosa”, na prevenção e tratamento ao câncer de mama.
Ludmila Reis, a superintendente da Santa Casa, em entrevista ao Voz da Bahia citou a homenagem do poder legislativo e, principalmente o equipamento que veio, a Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia), “a Unacon foi uma conquista para o povo de Santo Antônio de Jesus e região, costumo falar da importância que algumas pessoas falavam sempre do cuidado para detectar cedo o câncer de mama. Elas sabiam como identificar, mas não tinha o acesso ao tratamento. A Unacon deu a elas o acesso ao diagnóstico e tratamento. Ficamos muito felizes com essa homenagem e quem ganha é a população com esse tratamento mais próximo”, explicou.
Ludmila ressaltou também, o corpo médico responsável pelo serviço na Santa Casa, “com o hospital Luiz Argolo, vem os médicos, como, por exemplo, Dr. Luciano Ramos que é referência na mastologia, Dr. João Neiva que é em oncologia, fazem juntos, um trabalho humanizado e excelente. Trabalhamos com muito amor, ouvimos isso dos próprios pacientes, temos o reconhecimento, carinho e dedicação. Esse é o formato que a Santa Casa entrega. Isso é muito especial para mim, a minha avó teve câncer de mama, o nome da Unacon é em homenagem em minha avó, dona Barbara Henrique Andrade dos Reis, um exemplo de mulher que lutou contra o câncer de mama, foi curada, depois de 15 anos teve novamente e faleceu. Hoje, podemos oferecer esse serviço ao povo que mais necessita”, concluiu.
Reportagem: Voz da Bahia